A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Região (ACI) recebeu nesta sexta-feira, 7, o ex-governador do Rio Grande do Sul Jair Soares para mais uma edição do Café com Associado. Durante o evento, realizado na sede da entidade, ele ministrou a palestra "O Futuro Político do Estado e do País", abordando temas como economia, educação, previdência social e o cenário empresarial brasileiro.
Jair foi o primeiro governador do Rio Grande do Sul eleito por voto direto após a redemocratização e ocupou cargos de destaque, como secretário estadual da Administração e da Saúde, ministro da Previdência no governo João Figueiredo, vereador de Porto Alegre, deputado estadual e federal.
O palestrante convidado iniciou a fala compartilhando sua trajetória política, destacando os valores que sempre nortearam sua atuação. "Uma pessoa que cumpre seu dever vai alcançar seus objetivos", afirmou, enfatizando a importância da honestidade e do compromisso no serviço público. Ele também ressaltou a necessidade de maior participação da sociedade na política, não apenas em âmbito partidário, mas no exercício da cidadania. "Saber votar, escolher seus representantes. Ver a ficha, saber sobre o compromisso que aquele representante tem com a família, com a educação, a saúde, a segurança pessoal, coletiva e jurídica", apontou.
Outro tema abordado foi a dívida bilionária em precatórios, que, segundo ele, impacta diretamente as finanças públicas e compromete a capacidade de investimentos essenciais a nível estadual. Jair também incitou à reflexão sobre o papel do setor produtivo nesse contexto. "Precisamos pensar no cenário empresarial que queremos. O de uma base forte, com entidades envolvidas em um objetivo comum, que é o desenvolvimento do país. A união de esforços, é comprovado, traz resultados efetivos", destacou.
Com sua experiência na área da Saúde, tendo sido secretário da pasta antes de assumir o governo do Estado, reforçou que o saneamento básico é a base da saúde pública, sendo um fator decisivo para a qualidade de vida da população. Além disso, Jair enfatizou o impacto da imunização e multivacinação na proteção coletiva enquanto ocupava a Secretaria de Saúde, citando exemplos como a Tríplice Viral, além das campanhas contra paralisia infantil, meningite e outras doenças. "Há mais de 40 anos, desenvolvemos campanhas de vacinação com o objetivo de erradicar completamente todas as doenças que pudessem ser eliminadas".
Jair Soares também mencionou outros ex-governadores do Rio Grande do Sul, reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento do Estado. Ressaltou, ainda, a consciência deles sobre os desafios enfrentados e os erros cometidos ao longo de suas gestões, demonstrando a importância do aprendizado contínuo na política.
No encerramento, o público presente teve a oportunidade de interagir com o palestrante, fazendo perguntas sobre os temas abordados e aprofundando as discussões propostas durante o evento.