Fórum da Qualidade é sucesso de público em sua 25ª edição


02 Setembro 2019

Salão cheio, olhos e ouvidos de empresários e colaboradores atentos: na noite desta segunda-feira, dia 26, mais uma edição do Fórum da Qualidade e Gestão de Pessoas foi realizada. O evento está no seu 25° ano e é uma promoção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo. Durante a noite, os participantes tiveram uma imersão em todo o conhecimento e experiências apresentadas pelos palestrantes Fernanda Aguiar, Marili e os filhos José Francisco e José Augusto, do Supermercados Mombach, e Jader Denicol do Amaral.
“A simbologia do número 25 representa ¼ de século de um evento que segue a mesma linha de atuação. Um projeto que se mantém em sintonia com as necessidades dos dias atuais. Um evento que busca proporcionar conhecimento à comunidade, a partir de temas relevantes”, destacou o presidente da ACI, Karl Heinz Kindel, em sua fala de abertura.
Karl ainda destacou que os cases escolhidos para o evento, principalmente o Prata da Casa, sobre os desafios de uma empresa familiar, com o Supermercados Mombach, visam incentivar um novo olhar para a cidade. “E para que esses exemplos nos sirvam de motivação. Acreditar mais e melhor fará uma grande diferença no futuro”, pontua.
O Fórum foi realizado das 18h30min até aproximadamente 22h30min, no Riograndense.

 

Equipe engajada, sucesso no negócio
A primeira palestrante da noite, Fernanda Aguiar, conduziu a temática “Equipes de Alta Performance: Engajamento de Pessoas”. Fernanda é consultora de empresas com foco em equipes de alta performance e gestão para resultados, professora, pesquisadora, além de líder de pessoas e gestora de processos.
Entre os tópicos abordados durante sua apresentação, explicou sobre o que classifica equipes de alta performance. “Com visão e objetivos alinhados com a organização, esses colaboradores se comprometem e dão o melhor de si. Desenvolvem o sentimento de pertencimento à empresa. O papel e desafio da liderança nesse contexto e em meio ao processo de 4ª Revolução Industrial, é justamente promover desafios, gerenciar os conflitos, saber lidar com as diferenças, ter conexão e empatia pelos colaboradores”, afirma.
Reforçar oportunidades de crescimento, recompensar, promover a integração e oferecer capacitação também são formas estimular o envolvimento dos funcionários. “E exercer a liderança. Mas lembrando que os valores estão ligados à prática do trabalho. O discurso da empresa, da liderança, precisa combinar com a prática para engajar uma equipe”, diz.

Desafios de uma empresa familiar
O case local, Prata da Casa, do 25º Fórum da Qualidade e Gestão de Pessoas foi o Supermercados Mombach, com a palestra “Tradição e Inovação: Os Desafios de uma empresa familiar”. Marili Mombach Friedrich e os filhos José Francisco e José Augusto contaram a história do supermercado, que nasceu como um armazém de secos e molhados, pelos pais de Marili, em Salvador do Sul.
Durante os 62 anos de tradição, em 3 gerações da família, foi preciso superar alguns períodos de dificuldade financeira, atualizar-se frente a um novo consumidor e processos de compra. Os laços foram se fortalecendo com a comunidade, com muito empenho e dedicação, e hoje a empresa é referência em supermercados.
Excelência em atendimento, valorização e respeito às pessoas, ética, honestidade e profissionalismo, além de responsabilidade social, inovação e melhoria contínua são alguns valores que regem a rede de Supermercados Mombach.
Dentro dessas propostas, iniciativas como o Passeio Ciclístico, que já está na 4ª edição, o Mombach Solidário e Eco Mombach, que visa reduzir o uso de sacolas plásticas, foram criadas pela empresa.
“Desafios todos nós temos diariamente. Mas precisamos enfrentá-los”, salienta Marili.
“E nós queremos oferecer um ambiente cada vez mais acolhedor, com uma boa experiência de compra ao nosso cliente. Um legado de qualidade e compromisso com a comunidade”, completa o filho José Augusto.

Liderar com inteligência emocional
A última temática abordada na noite foi “Liderando com Inteligência Emocional”, conduzida por Jader Denicol, mestre em Desenvolvimento Humano, Master Coach, Pracctitioner em PNL, Empresário, Diretor do Centro de Desenvolvimento Humano, Trainner do Programa Alma de Líder, Professor Universitário e Palestrante.
Com dinâmicas envolventes, explicou ao público sobre inteligência emocional, racionalidade, escolhas e termos como autoliderança, autoconsciência, autogerenciamento, autocontrole, automotivação e autoconhecimento.

O Projeto Oportunidades para Crescer conta com os seguintes patrocínios:

Patrocinador Diamante

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Rua Ramiro Barcelos, 1700, 2º andar • Montenegro/RS

E-mail: acimontenegro@acimontenegro.org.br

Fone: (51) 3057-4344

*Nome obrigatório *Telefone obrigatório *Telefone inválido *Checkbox obrigatório
*reCAPTCHA obrigatório
*Mensagem obrigatória