Palestra aborda vendas e aspectos do mercado, na ACI

27 Junho 2019

Estar sempre atento às tendências do mercado e aos hábitos de consumo das pessoas foram as principais abordagens da palestra da professora Daniela Colussi, na ACI, na manhã desta quinta-feira. Com a temática “Vamos Juntos Impulsionar suas vendas: Realismo e Esperança”, Daniela, graduada em Comunicação Social, com pós em Marketing e mestrado em Estratégia Empresarial, e que atualmente leciona na Unisc, palestrou com sala cheia na sede da entidade. O evento, inciativa da campanha “Compra Premiada”, reuniu empresários participantes para capacitação.

Sob olhares atentos, a palestrante explicou aos participantes sobre o período de retração econômica e como isso afetou o poder de compra. “As despesas fixas foram priorizadas com a crise. E até quem tem dinheiro para investir achou mais prudente manter guardado, por conta do cenário de instabilidade”, explica.

Daniela afirmou que para 2019 a previsão econômica, pela 10ª vez consecutiva, é de redução das projeções de crescimento no PIB: de 1,97% para 1,49%. “Mas um bom vendedor, independentemente da situação, tem a capacidade de criar um ambiente favorável ao seu negócio. Muitas vezes é preciso se reinventar. Artistas como Anitta e Madonna, por exemplo, mantem-se no mercado por isso. E hoje, a classe C domina 50% do mercado consumidor. É preciso entender o que ela quer, suas necessidades”, relata.

Outro destaque importante, segundo a professora, é a comunicação com o cliente/consumidor. O processo é fundamental para o sucesso do empreendimento. “Exemplificando, comunicação não é o que você diz, mas o que os outros entendem. E muito além de captar um cliente, é preciso um diferencial para conseguir retê-lo nos dias atuais. Analisar o que vem sido produzido pelos concorrentes, entender os aspectos de mercado, a estrutura interna da empresa e o ambiente externo é essencial nesse processo”, pontua.