Deputado Pompeo de Mattos é convidado do Café com Associado e fala sobre a Reforma Tributária


11 Julho 2023

Na manhã de ontem, 10, a ACI realizou mais uma edição do Café com Associado, com a participação de um dos deputados federais mais votados na região, Pompeo de Mattos (PDT).
 
Durante a conversa, foram abordados diversos temas, entre eles o cenário atual de polarização política no país, a importância da participação e acesso de todos às pautas municipais, estaduais e federais e, como temática principal, a Reforma Tributária, recentemente aprovada na Câmara dos Deputados, após mais de quatro décadas de impasses.
 
“A Reforma é ampla, com muitos itens, por isso é preciso estudar para compreender caso por caso. Mas para simplificar o entendimento, apresento três pontos que respondem à pergunta: o que aumenta de impostos efetivamente? Serão sobretaxados produtos como bebidas, cigarros e herbicidas. Além disso, eleva-se o imposto sobre herança, porque o Brasil, atualmente, é um dos países que menos cobra. E o terceiro, o imposto passa a incidir em veículos aquáticos e aéreos, além dos terrestres, o que inclui jet-skis, lanchas, iates e pequenas aeronaves como jatinhos. São arrecadações que entrarão para os cofres públicos”, explica.
 
Outros pontos apresentados por Pompeo como benefícios da proposta foram a cesta básica com imposto zero e o sistema de cashback, que restitui à população valores de impostos pagos, em alguns casos, dependendo da renda e produto comprado. “Temos uma reforma que ainda não está acabada e é um primeiro passo. Ela ainda irá para o Senado, vai receber mais críticas, ajustes e aperfeiçoamento. E por isso esse debate é importante, para que os empresários possam analisar e, com base nisso, expressar suas críticas e reivindicações.; essa lógica faz parte do processo”, conclui.

Além dos empresários de Montenegro e região, estiveram presentes entre os representantes o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, e o prefeito de Pareci Novo, Alexandre Barth, que, assim como o presidente da ACI, João Batista Dias, fizeram a abertura do evento.

O Projeto Oportunidades para Crescer conta com os seguintes patrocínios:

Patrocinador Diamante

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Rua Ramiro Barcelos, 1700, 2º andar • Montenegro/RS

E-mail: acimontenegro@acimontenegro.org.br

Fone: (51) 3057-4344

*Nome obrigatório *Telefone obrigatório *Telefone inválido *Checkbox obrigatório
*reCAPTCHA obrigatório
*Mensagem obrigatória