Eco Pila, uma retrospectiva: projeto tem reconhecimento nacional e internacional

19 Junho 2023

O Eco Pila, que incentiva o desenvolvimento de uma cadeia econômica sustentável, nasceu em 2018, através do Núcleo Socioambiental da ACI. Em seus cinco anos de atuação, teve o apoio crescente de empresas, atualmente mais de 60, o engajamento da comunidade, assim como visibilidade nacional e internacional.

Recentemente, o projeto foi apresentado como referência na programação do 7° Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, em Bento Gonçalves. O evento, através de palcos de apresentações e exposição de trabalhos, discutiu o tema “Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor” através de seis áreas temáticas vinculadas à proposta central – recursos hídricos, resíduos sólidos, tecnologias ambientais, efluentes e águas residuárias, gases de efeito estufa e avaliação de ciclo de vida e gestão ambiental (ESG).

O gestor da empresa Montepel, integrante do Núcleo Socioambiental e atual Presidente da ACI, João Batista Dias, foi um dos palestrantes convidados e apresentou a estudantes, pesquisadores e empresários a iniciativa que impulsiona a consciência individual e coletiva a respeito dos cuidados com o meio ambiente.

No final do ano passado, o Eco Pila também integrou o maior evento dedicado à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil: a Conferência ANPEI de Inovação, em Campinas, São Paulo. O direcionamento do debate foi sobre inovação e sustentabilidade, inspirado na política global proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), com busca da promoção do desenvolvimento sustentável da sociedade para a agenda de 2023.

Sua importância ainda alcançou notoriedade internacional através do “Global Change Makers Summit”, desenvolvido pela Solve Fundation e com o patrocínio da ONU.

Com diversos painelistas que discutiram o desenvolvimento sustentável do planeta de forma on-line, e como único brasileiro participante da edição, João Batista explicou sobre o Eco Pila e falou sobre os projetos Educando. O direcionamento das temáticas discutidas durante o painel foi da igualdade social, erradicação da pobreza, cidades e comunidades sustentáveis, entre outras.

“Ter participado do evento leva à visibilidade, a gente pode mostrar um projeto que já teve, inclusive, divulgação e alcance nacional”, disse na época.

Palestras promovem a consciência ambiental e sustentável para diversos públicos

A construção do futuro começa nas ações do hoje. E as intervenções educacionais, socialmente transformadoras, atuam como aliadas no que diz respeito à urgência da preocupação com o meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

Sob o viés de promover mudanças por meio da educação, o Eco Pila alcança, também, escolas, empresas e universidades. No início deste ano, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Mendel, em Pareci Novo, conheceram mais sobre o projeto e seus impactos positivos no descarte correto de resíduos.

A contribuição na construção de uma sociedade e economia sustentáveis foi, ainda, exposta para pais, alunos e professores da APAE de Montenegro. Em determinada ocasião, uma turma da Associação pode fazer uma visita à coleta, na praça Rui Barbosa, e tirar dúvidas sobre reciclagem e sobre a moeda socioambiental, além de observar o funcionamento da iniciativa na prática. O Eco Pila, inclusive desempenha um papel importante como meio de doação para a APAE, já que as frações restantes das somas do projeto são destinadas para essa finalidade. Muitos usuários também optam por destinar integralmente o valor recebido na troca para a instituição.

Com o alcance expandido para outros estados, como Santa Catarina, diversas palestras já foram realizadas, como no Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Garopaba/SC, para turmas da graduação em Gestão Ambiental e, em outra ocasião, para alunos da disciplina de Tópicos Especiais em Gestão Ambiental, através de videoconferência.

O presidente da ACI e um dos idealizadores do projeto, João Batista Dias, também deu as boas-vindas para alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Gestão Comercial da FACCAT, com o tema “Projeto Eco Pila: aspectos econômicos, sociais e ambientais em evidência”.

Além das conferências em ambientes diversos, o Eco Pila se integra a outras propostas, como a Casa da Imaginação Literária, onde livros arrecadados na coleta são destinados ao espaço de compartilhamento, na Praça Rui Barbosa de Montenegro. De livre utilização pelos montenegrinos, no local é possível retirar obras para a leitura.

A junção dessas duas iniciativas, Eco Pila e Casa da Imaginação Literária, é uma forma eficaz de promover a educação ambiental em conjunto e incentivar a cultura da leitura, contribuindo para um mundo mais consciente e equilibrado.

O Projeto Oportunidades para Crescer conta com os seguintes patrocínios:

Patrocinador Diamante

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Rua Ramiro Barcelos, 1700, 2º andar • Montenegro/RS

E-mail: acimontenegro@acimontenegro.org.br

Fone: (51) 3057-4344

*Nome obrigatório *Telefone obrigatório *Telefone inválido *Checkbox obrigatório
*reCAPTCHA obrigatório
*Mensagem obrigatória