Fernando Marchet é convidado especial em reunião-almoço da ACI


14 Abril 2023

Fernando Marchet, especialista em administração e economia, vice-presidente e coordenador da divisão de economia da FEDERASUL, foi o convidado especial da reunião-almoço promovida no dia 11 de abril, pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Montenegro e Pareci Novo, no Porto Eventos, em Porto dos Pereiras.

 

A abertura do evento ocorreu às 11h30min, seguida do discurso do Presidente da entidade, João Batista Dias, que saudou os participantes e enfatizou a relevância da temática do dia. O propósito foi apresentar o cenário econômico atual, suas perspectivas futuras e os elementos determinantes na dinâmica financeira do país.

 

Com a presença de mais de 50 pessoas, entre representantes, empresários, lideranças e os prefeitos de Montenegro e Pareci Novo, Gustavo Zanatta e Alexandre Barth, Fernando falou sobre o tema “Perspectivas Macroeconômicas”.

 

Em sua explicação, o vice-presidente e coordenador tratou de fatores decisivos para as preocupações e situação do Brasil, como as medidas adotadas pelo governo (incluindo taxas de juros, políticas fiscais e monetárias, entre outras) e o contexto geopolítico, que envolve mudanças nas políticas comerciais internacionais, variações no mercado global e crises econômicas em outras nações ou regiões, como as causadas pela pandemia da Covid-19 e pelo conflito na Ucrânia.

 

Mas apesar de uma estimativa de instabilidade para investimentos e um período de atenção aos endividamentos nos próximos anos, o especialista destaca uma questão positiva para o Estado, com previsão de crescimento ainda em 2023.  

“Um aspecto favorável, sobretudo no Rio Grande do Sul, é que vivemos muito das cadeias do agronegócio, que são bastante independentes das questões políticas locais. Elas têm sua própria dinâmica. Então mesmo em grandes crises e períodos de volatilidade e insegurança, com a economia caindo, o agro se mantém autossuficiente em sua operação”, ressalta em uma de suas falas.

 

Após a palestra, que trouxe dados, informações e gráficos relevantes sobre o assunto, Marchet respondeu aos questionamentos dos participantes, com mediação do vice-presidente de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços da ACI Montenegro/Pareci Novo, Fabrício Coitinho.

O Projeto Oportunidades para Crescer conta com os seguintes patrocínios:

Patrocinador Diamante

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Rua Ramiro Barcelos, 1700, 2º andar • Montenegro/RS

E-mail: acimontenegro@acimontenegro.org.br

Fone: (51) 3057-4344

*Nome obrigatório *Telefone obrigatório *Telefone inválido *Checkbox obrigatório
*reCAPTCHA obrigatório
*Mensagem obrigatória